© 2019 Technovation Girls Brasil

Technovation Girls é um programa do Technovation, uma organização americana sem fins lucrativos 501c3, legalmente isenta de pagar impostos e capaz de aceitar doações dedutíveis de impostos. A ONG Instituto Paramitas representa o programa Technovation Girls no Brasil.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Tire suas dúvidas

Quais as datas importantes do Technovation que eu devo levar em consideração?

Para a temporada de 2015, o prazo para se inscrever é 15 de fevereiro de 2015. Porém, quanto mais cedo você se inscrever, mais cedo você começará a receber comunicados da equipe do Technovation sobre as próximas lições, além de informações gerais. Caso você não tenha recebido algum e-mail anterior, todos os nossos comunicados para 2015 estão em http://www.technovationchallenge.org/brasil/curriculo/.

O prazo para apresentação final dos projetos é Quinta-feira, 23 de abril de 2015, às 17h – horário da Costa do Pacífico (PST). Não haverá nenhuma exceção para este prazo. Os eventos regionais de apresentação (Pitch) serão realizados após Quinta-feira, 23 de abril de 2015.

 

Serão realizados eventos de apresentação (pitch) regionais?

Os eventos de apresentação regionais serão realizados sempre que houver embaixadores disponíveis e capazes. As atualizações sobre datas e locais de eventos regionais de apresentação serão enviadas por email e publicadas no site de inscrição à medida que as informações estiverem disponíveis. No caso de participantes que não tiverem a oportunidade de participar de um evento regional de apresentação, seus projetos serão avaliados através da plataforma online para apresentação dos projetos.

Como faço para enviar os formulários de autorização?

As alunas devem enviar os nomes e e-mail dos seus pais/responsáveis ao se inscrever no my.technovationchallenge.org. Após o envio da inscrição, um formulário eletrônico de autorização será enviado por email ao pai/responsável para que seja assinado eletronicamente.

Caso os pais não tenha endereço de email/acesso à internet, os formulários de autorização também poderão assinados e posteriormente enviados por e-mail para o endereço info@technovationchallenge.org. O campo correspondente ao Assunto deverá trazer as seguintes informações: “Formulário de autorização Technovation: Nome do Aluno/Data de Nascimento/Local’.

O Technovation vai me ensinar a programar?

O Technovation orienta e incentiva as alunas a se tornarem empreendedoras da tecnologia. Como acontece no mundo real, não é exigido um alto nível de conhecimento técnico, mas é importante ter algum entendimento da tecnologia que está sendo desenvolvida.

Quando concluírem o programa Technovation, as alunas deverão ter algum entendimento dos princípios básicos de programação de computadores e terão desenvolvido um protótipo completo e funcional de um aplicativo móvel.

A minha equipe pode ter alunas de diferentes idades?

Sim, a sua equipe pode ter alunas de diferentes idades. A sua divisão, para fins da competição, será determinada pela idade da participante mais velha da sua equipe. A divisão do ensino fundamental é para alunas com idades até 14 anos, e a divisão do ensino médio é para alunas com idades até 18 anos.

A minha equipe pode ter alunas de diferentes escolas?

Sim, as equipes do Technovation podem ter alunas de diferentes escolas.

Quantos anos eu devo ter para participar?

Qualquer aluna com até 18 anos pode participar da competição oficial do Technovation. Qualquer pessoa pode acessar e utilizar o currículo gratuito online do Technovation.

Como eu faço para encontrar uma equipe?

A maioria das equipes do Technovation se reúne nas escolas e tem como facilitadores professores. Em alguns casos, pais e outros líderes comunitários atuam como facilitadores voluntários.

Como primeiro passo, as alunas devem verificar se têm amigas/colegas que estejam interessadas em formar uma equipe. Se houver um número suficiente de alunas para formar pelo menos uma equipe na escola, o próximo passo será buscar um (ou mais de um) professor(es) que esteja(m) disposto(s) a atuar como facilitadores voluntários.

Se não houver um número suficiente de alunas interessadas em uma escola, as alunas também podem formar equipes com membros de diversas escolas e buscar pais para atuar como facilitadores.

O App Inventor funciona com iPhones?

Atualmente o App Inventor funciona apenas com o Sistema Operacional Android. Embora o currículo do Technovation suporte apenas a plataforma do App Inventor,  sua equipe pode adaptar o currículo e enviar um aplicativo desenvolvido para o iOS ou qualquer outra plataforma que preferir.

Ter uma mentora é um requisito para participar?

É altamente recomendável que as equipes do Technovation trabalhem com mentoras para que as alunas possam ter alguma perspectiva sobre a experiência no setor. No entanto, ter uma mentora não é um requisito para que as equipes participem e enviem seus projetos para o Technovation. Nós nos responsabilizamos a encontrar mentoras para os times queiram e não tenham.

Eu preciso saber programar para participar?

Para ser aluna, professora ou mentora do Technovation não é necessário ter qualquer experiência prévia de programação.

As alunas do Technovation aprendem alguns princípios básicos de programação de computação à medida que vão concluindo o curso, mas elas não precisam se tornar especialistas em desenvolvimento de software para terem sucesso no Technovation.

As alunas contam com suas professoras e mentoras não para obter todas as respostas, mas simplesmente para ajudá-las a encontrar as respostas apropriadas. A maioria das nossas coordenadoras e mentoras não são engenheiras de software, mas são profissionais dedicadas, dispostas a ajudar jovens mulheres a aprender novas habilidades e desenvolver confiança.

Quanto tempo eu preciso me dedicar?

Recomendamos que os grupos se dediquem ao projeto de 2-4 horas por semana.

Os coordenadores e as mentoras precisam saber programar antes de começar a atuar no Technovation?

Ter uma noção básica de programação ajuda, mas não é um pré-requisito para se tornar um coordenador ou uma mentora. O importante é que tanto coordenadores como mentoras estejam dispostos a aprender junto com as alunas e a ajudá-las durante o processo de resolução de problemas.

Qual o tempo de dedicação necessário?

Recomendamos que os grupos se reúnam com a mentora uma vez por semana por 1-2 horas.

A quem pertence o código e a propriedade intelectual (PI) desenvolvida durante o Technovation?

A posse de toda propriedade intelectual (PI) desenvolvida durante o Technovation deve ser decidida pelas equipes que trabalharam no seu desenvolvimento. O Technovation e a Iridescent, organização sem fins lucrativos que abriga o Technovation, não exigem a posse de qualquer parte do aplicativo das equipes, tampouco da propriedade intelectual a ele relacionada.

Quanto custa para participar?

O programa Technovation é gratuito para todas as participantes. Cada equipe precisa de até cinco alunas do ensino médio, um local seguro para se reunir, um notebook com internet, e um smart phone ou tablet.

Quantas equipes de cada escola podem participar?

Recomendamos, se possível, um mínimo de 3 ou 4 equipes de cada escola; com um número razoável de meninas envolvidas, as meninas tendem a se manter animadas e engajadas durante toda a temporada. Não existe um número máximo; as escolas podem inscrever quantas equipes desejarem. Quanto mais, melhor!

Quando as equipes se reúnem?

Antes do início da competição Technovation, cada equipe deve estabelecer um horário para as suas reuniões. A maioria das alunas se reúne com suas coordenadoras e mentoras após o horário das aulas, mas algumas se reúnem em casa, nos finais de semana. As equipes deverão estabelecer um horário que lhes seja conveniente.

Os encontros devem ser presenciais?

Não. Os encontros da mentora com o grupo podem ser virtuais ou presenciais.

 

De que maneira os pais podem se envolver no programa?

O Technovation incentiva a participação dos pais em qualquer nível que puderem. Alguns pais atuam como coordenadores no lugar de um professor, ou como co-coordenadores, em conjunto com um professor. Se uma mãe deseja atuar como mentora, sugerimos que a equipe, se possível, tenha duas mentoras, a mãe em questão e outra mentora voluntária.

Estamos sempre buscando diferentes maneiras de envolver os pais. Se você tiver alguma sugestão, por favor, envie para: info@technovationchallenge.org.

Meninos podem participar do programa?

Qualquer um pode utilizar o currículo gratuito e online do Technovation, mas a participação da competição oficial do Technovation é restrita às meninas. As mulheres são extremamente sub-representadas nas áreas de tecnologia. As pesquisas mostram que as mulheres são mais entusiastas e engajadas em cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática quando estão em um ambiente só de mulheres, porque se sentem mais à vontade para participar e fazer perguntas. Buscamos propiciar um ambiente seguro e oferecer às meninas um modelo de conduta a seguir para que elas possam se imaginar seguindo uma carreira na área de tecnologia. Outras iniciativas de tecnologia e empreendedorismo, como a FIRST, SMASH, e BUILD, são para meninos e meninas, mas o Technovation é só para meninas.

Não encontrou o que estava procurando? Entre com contato conosco e tire sua dúvida :)​