[ARTIGO] Tecnologia na educação: impactos na transformação do ensino para meninas
- Staff Technovation
- 30 de jul.
- 6 min de leitura
Atualizado: 31 de jul.
A tecnologia na educação proporcionou um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo, além da democratização do conhecimento por meio da grande quantidade de conteúdos na internet.
Dentre as ferramentas de tecnologia, a inteligência artificial aparece como grande potencializadora do aprendizado e nova área de conhecimento a ser explorada.
Assim, a educação ganha ainda mais recursos para tornar o aprendizado um processo mais fluido para pessoas educadoras e estudantes. Acompanhe como a tecnologia impacta na educação:
Tecnologia na educação: quais os benefícios
Ao usar a tecnologia na educação é possível transformar a aprendizagem proporcionando inovação, acessibilidade, dinamismo, interatividade e envolvendo estudantes conforme suas necessidades individuais.
O estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) mostrou que os benefícios da IA mais relatados por estudantes nessa escolaridade foram:
● Poder aprender a qualquer momento em qualquer lugar (53%);
● Acessar informações e conteúdos mais atualizados e diversificados (50%);
● Mais eficiência e rapidez para resolver dúvidas e problemas (49%).
A seguir, vamos abordar mais detalhes de alguns benefícios de adotar tecnologia na educação:
Acesso à informação
Por meio da tecnologia, os estudantes podem ter acesso a uma imensa quantidade de informações de forma rápida e fácil. A internet pode auxiliar em pesquisas e complementar assuntos trabalhados na sala de aula, com base em informações atualizadas de qualquer lugar do mundo.
Engajamento e motivação
Lembra quantas lousas você já copiou? Hoje, a tecnologia permite um processo de aprendizagem mais atraente e envolvente com atividades interativas e colaborativas. Por exemplo, estudantes podem aprender por meio de jogos educativos ou vídeos, os recursos digitais podem ser inseridos para despertar o interesse nas aulas e dinamizar o aprendizado.
Desenvolvimento de habilidades
Muito além da ementa básica da escola, as habilidades sociais também são trabalhadas por meio da tecnologia. Podemos citar o pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação. Em um mundo cada vez mais conectado, as ferramentas digitais criam espaços para explorar e aprimorar essas competências essenciais. Por exemplo, plataformas colaborativas e jogos educacionais incentivam o trabalho em equipe e a empatia, enquanto aplicativos de programação estimulam a lógica e a criatividade. Assim, a tecnologia não apenas complementa o aprendizado tradicional, mas também prepara as pessoas para enfrentar desafios contemporâneos com confiança e inovação.
Inclusão digital
Em paralelo, a tecnologia desempenha um papel crucial na inclusão de todas as pessoas no mundo digital. Afinal, estudantes de hoje serão profissionais do amanhã, e dominar as habilidades digitais será indispensável para executar funções cotidianas com eficiência. Ao integrar a tecnologia desde cedo, não só promovemos a igualdade de oportunidades, mas também capacitamos os indivíduos a serem agentes de transformação.
Essas habilidades não apenas mantêm a competitividade, inovação e adaptabilidade que o mercado de trabalho moderno exige, mas também estimulam uma cultura de aprendizado contínuo e colaboração.
A realidade da educação de meninas
Mulheres, tecnologia e educação são uma intersecção interessante para analisar, principalmente quando ainda estamos à procura da equidade em áreas como tecnologia.Confira alguns dados sobre esse tema:
Educação de meninas e mulheres: segundo o IBGE, as mulheres do Brasil são mais instruídas que os homens. Em 2022, na faixa etária de 25 anos ou mais, 35,5% dos homens não tinham instrução ou o fundamental incompleto, entre as mulheres o percentual era 32,7%.
Mulheres na área de tecnologia: a Brasscom publicou um relatório que mostra que as mulheres ocupam apenas 39% dos empregos no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Inclusive, em alguns setores a representação é inferior a essa média, como em serviços de TI (37,7%) e software (36,7%).
Ensino de IA nas escolas: em âmbito global, a UNESCO registrou que menos de 10% das escolas consultadas tinham políticas institucionais ou orientações sobre o uso da IA generativa.
Os dados mostram o potencial de mulheres na área de educação e a lacuna de oportunidade para o ensino da IA para crianças e adolescentes.
Aprendizado de IA
A inteligência artificial está transformando a educação, tornando o ensino de qualidade mais acessível e personalizado. Com ferramentas que adaptam as experiências de aprendizado às necessidades individuais, a IA equilibra o desenvolvimento de habilidades sociais e técnicas fundamentais para o futuro. O uso responsável da IA tem o potencial de democratizar o ensino, capacitando as habilidades essenciais do futuro e catalisando mudanças positivas para qualquer pessoa, em qualquer lugar. É uma oportunidade para universalizar a educação através da tecnologia.
Isso é só o começo! O futuro promete um ensino ainda mais personalizado e automação de processos cada vez mais presentes no ambiente educacional.
Tecnologia na educação com Social Products da Zup
O time de Social Products da Zup tem a missão de oferecer soluções para facilitar o acesso à tecnologia e potencializar a transformação por meio da educação para todas as pessoas. Conheça algumas das iniciativas do time da Zup para levar a tecnologia na educação de meninas:
Technovation Girls Brasil
A Zup e a Technovation Girls Brasil firmaram uma parceria na 10a edição do evento em 2025, com o patrocínio e voluntariado do time Zup. Foram mais de 60 zuppers voluntários ativos que apoiaram equipes no desenvolvimento de seus projetos, além da participação na avaliação de projetos a nível global e palestrantes que contribuíram com suas expertises na facilitação de conteúdos para as meninas nos durante webinários remotos. A mentoria foi o coração da jornada: conectamos 57 estudantes de escolas públicas, de 13 a 18 anos, das cidades de Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro, a profissionais da área de tecnologia, que as inspiraram e apoiaram na conclusão de seus projetos com criatividade e resiliência.
Zup Code Camp para Minas
Um grupo de 50 meninas, de 13 a 17 anos, de escolas públicas de São Paulo participaram do Zup Code Camp para Minas. A iniciativa ofereceu um curso gratuito de lógica de programação com base na disciplina “CS-50” da Universidade de Harvard.
Essa disciplina é uma introdução básica à ciência da computação, que aborda algoritmos, estruturas de dados e programação usando linguagens como JavaScript. Em 2025, a segunda edição vem como “Zup AI Camp para Minas” com inscrições abertas até 30 de julho de 2025. O programa vai de 12 de agosto até 07 de outubro.

Coda Mundo
Já o Coda Mundo é uma plataforma com conteúdos sobre pensamento computacional, letramento digital e lógica de programação. O projeto impactou mais de 4000 estudantes e 100 pessoas educadoras em 7 estados brasileiros. O conteúdo do Coda Mundo é gratuito e voltado para estudantes a partir de 13 anos de escolas públicas brasileiras.
A ementa e a metodologia foram desenvolvidas por times da Zup alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco em capacitar estudantes na sociedade digital. Tem interesse em participar? Preencha nosso formulário.
Elas no Command
O evento Elas no Command se concentrou em mulheres que já trabalham com tecnologia e querem continuar aprendendo sobre o universo da Inteligência artificial, como Agentes de IA, Dev AI-first, interações com LLMs e demais temáticas.
Além de acompanhar pessoas referências em tecnologia da Zup, as participantes conheceram as últimas tendências da área, conferiram casos reais de IA e compreenderam o potencial da ferramenta na criação de soluções inclusivas e inteligentes.
Tecnologia na Educação: Transformando o Ensino com Inovação e Inclusão
As ferramentas digitais têm o potencial de transformar a educação, tornando-a mais acessível, interativa e alinhada às demandas do mercado de trabalho moderno. No entanto, essa transformação deve ser conduzida de maneira equilibrada, integrando o melhor da interação humana com as possibilidades oferecidas pelas inovações tecnológicas.
Assim poderemos garantir que a tecnologia não só complementa, mas enriquece a jornada educacional, preparando indivíduos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para se tornarem agentes de mudança em uma sociedade cada vez mais digital.
Quando propomos a tecnologia na educação para meninas e mulheres desde o ensino básico, é possível encontrar mais pessoas capacitadas para conquistarem espaços nas mais variadas áreas de conhecimento, como a tecnologia.
O objetivo final é promover a utilização consciente das tecnologias para alcançar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas as pessoas.
Referências
Que inspirador ver como a tecnologia está transformando a educação e abrindo portas, especialmente para meninas! Projetos como o Technovation Girls mostram que, com apoio e acesso, é possível sonhar e realizar. Parabéns a todas as pessoas fazem parte dessa mudança.