top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlice Rodrigues

EQUIPES FINALISTAS E VENCEDORAS REGIONAIS DE 2023

Nesta temporada, mais de 7.000 meninas de 81 países desenvolveram cerca de 2.100 aplicativos móveis para resolver problemas da comunidade.


São 2.100 maneiras pelas quais o mundo ficou um pouco melhor este ano. As equipes abordaram problemas como violência doméstica, poluição do ar, acesso à educação, acessibilidade, qualidade da água, pobreza e muito mais.


Com a ajuda de pessoas mentoras e embaixadores regionais, essas meninas fizeram um enorme progresso em suas comunidades, bem como em suas próprias jornadas como inovadoras e líderes.


Hoje, temos o orgulho de apresentar a você as finalistas do Technovation Girls de 2023 , as vencedoras regionais , as vencedoras de prêmios especiais e as alunas que fizeram mudanças especiais no mundo.

• Vencedoras regionais do Technovation Girls de 2023 Em 2023, 15 equipes foram selecionadas como vencedoras regionais do Technovation Girls. Temos 3 divisões (sênior, júnior e iniciantes), sendo 1 equipe por divisão para cada uma dessas 5 regiões: África, Ásia e Oceania, Europa, América do Norte e América Latina.

INICIANTES

JÚNIOR

SÊNIOR

AFRICA

Dream Awaken, pela equipe Tausi - Kenya

Give, por Giving Girls - República dos Camarões

GO FIND ME, pela equipe SAVVY Girls - Nigeria

ÁSIA E OCEANIA

Elder Helper, pela equipe SGA Technovational Girls - China

PlatePal, por equipe Code Cohorts - Indonésia

Aboat Time, pela equipe Aboat Time - Índia

EUROPA

GRAÇA pela equipe SUPERRRGIRLSSS - Espanha

Smart light, pela equipe TSFE-Technical support for earth - Georgia

GPS (Global Pollution System), pela equipe SNK-Tech - Turquia

AMÉRICA DO NORTE

Super Scholar, pela equipe The Brainy Bunch - Canada

MyChoiceHousing, pela equipe STEM Girls!!! - Estados Unidos

Beat Speech, pela equipe Newton - Estados Unidos

AMÉRICA LATINA

Apoyo lector, pela equipe THE FREAKS - Chile

MigraCT, pela equipe La-hazaña - Chile

CaliAqua, pela equipe Las Aquarellas - Chile

Finalistas do Technovation Girls de 2023

São selecionadas pelos jurados 15 equipes finalistas de todo o mundo, sendo 5 de cada divisão: Iniciantes, Júnior e Sênior. Estas equipes serão convidas a participar do evento presencial "World Summit" que vai acontecer entre os dias 3 a 8 de Outubro nos Estados Unidos com as despesas custeadas pelo Technovation.


EQUIPES INICIANTES Meninas de 8 a 12 anos


credABLE, pela Equipe NiVia

Nigéria

“A Nigéria tem um histórico de violência relacionada a eleições. Alguns dos perigos incluem intimidação de eleitores, repressão, violência, tensões étnicas e religiosas, instituições eleitorais fracas e fraude. Efidi Jennifer foi recentemente atacada por bandidos em uma unidade de votação enquanto exercia seu direito cívico como cidadã da Nigéria. Ela é uma das muitas feridas durante as eleições na Nigéria. Para reduzir a violência e a má gestão de fundos, nossa equipe criou uma forma eletrônica de votação, criando um aplicativo chamado credABLE. O aplicativo fornecerá um processo eleitoral seguro e transparente, acessível a todos os nigerianos no conforto de suas casas.”


LC-Care (Lung Cancer Care) pela equipe LC-Care

Índia

“O câncer de pulmão encontrado em um estágio inicial tem mais chances de ser tratado com sucesso. Muitas pessoas confundem os sintomas do câncer de pulmão com outros problemas que podem atrasar o diagnóstico. Este câncer é a principal e mais comum causa de câncer. Assim projetamos o aplicativo de IA, LC-Care, que não apenas reconhece seu risco potencial de contrair câncer de pulmão, mas também sugere alimentos, exercícios e contatos com médicos e hospitais em caso de risco.


Alzheimers'Life pela equipe AlkevTechnoGirls

Turquia

“A doença de Alzheimer é observada em 3 a 11% das pessoas com mais de 65 anos. Estudos mostram que a doença dobra a cada cinco anos na faixa etária de 65 a 85 anos. O fato de os familiares dos pacientes não terem informações suficientes sobre a doença aumenta os sintomas dos pacientes. O aplicativo Alzheimers'Life oferece suporte aos familiares dos pacientes com funcionalidades como informar, conscientizar, informações de localização segura, acessar informações atualizadas, encontrar um acompanhante de emergência, rastrear alimentos e remédios. Por isso, visa facilitar a vida dos pacientes e evitar o agravamento da doença.”


Huellas, pela equipe Neurona

México

"Segundo o INEGI, atualmente existem 27 milhões de cães e gatos no México, dos quais 70% vivem abandonados. Para resolver esse problema, desenvolvemos o Huellas, um aplicativo que conecta abrigos e socorristas para adotar e/ou dar para adoção cães e gatos de rua. Queremos servir também como uma plataforma para educar os usuários sobre questões de vacinação, esterilização e abuso de animais. O usuário pode patrocinar cães e gatos resgatados que precisam de ajuda financeira, em espécie ou como uma ponte para casa."


Enviro, por H2Awesome

Estados Unidos

“O Enviro é um aplicativo que educa as pessoas sobre as decisões de compra, oferecendo um leitor de código de barras que pode detectar se um produto contém ou não microplásticos. Além disso, o Enviro oferece um jogo divertido onde o usuário pode praticar a identificação de microplásticos na lista de ingredientes e depois coletar moedas para comprar acessórios fofos para sua tartaruga de estimação.”


EQUIPES JÚNIOR

Meninas de 13 a 15 anos


Aplicativo Usafiri, da equipe Njiwa

Quênia

“O condado de Lamu registrou o maior número de mortes marinhas em toda a área costeira. O relatório também mostra que mais de 50% do total de mortes marinhas no Quênia ocorrem apenas no condado de Lamu. Em 2021, houveram 166 sobreviventes de incidentes marítimos. Nosso aplicativo detecta as marés altas no oceano e envia alertas aos pescadores quando uma maré alta se aproxima. Ele também fornece vídeos instrutivos e artigos onde os pescadores podem aprender sobre segurança durante a pesca. Isso evita que os pescadores vão para o mar enquanto a maré ainda está forte e ajuda os pescadores a aprender como praticar a segurança durante a pesca.”


Quake It Off, pela equipe The Unstoppable Tech Girl

India

“Por causa de um terremoto, milhões de pessoas sofrem. A propriedade está destruída. Nações inteiras podem ser destruídas. Apenas por falta de preparação, conhecimento e planos de evacuação. Mas e se tivéssemos horas ou dias de aviso? E todos os recursos para aprender sobre terremotos, terremotos ao nosso redor e recomendação de rota de IA especializada para evacuação, estiverem ao nosso alcance? Isso é o que Quake It Off faz. O Quake It Off é um aplicativo baseado em aprendizado de máquina e inteligência artificial que prevê terremotos, fornece análise abrangente de mapas, educa os usuários sobre todas as informações necessárias sobre segurança contra terremotos e oferece maneiras de divulgar os terremotos.”


Connect Sounds, da equipe Bionic Girls

Brasil

“Criamos uma tecnologia por meio do aplicativo Connect Sounds que, conectado a uma pulseira, é capaz de atender pessoas com deficiência auditiva de todos os graus, usuários de implantes cocleares ou aparelhos de amplificação e surdos que não usam aparelhos auditivos. Ele vibra se houver a detecção de sons como toque de campainha, alarme de incêndio ou outros sons que são importantes e de alguma forma não estão sendo ouvidos.

Pessoas com deficiência auditiva têm dificuldade em ouvir sons diferentes que podem ser um alerta ou risco de perigo, por isso serve como uma ferramenta muito importante para salvar vidas.” https://www.instagram.com/connect.sounds/


TEDDY, pela equipe TEDDY

Estados Unidos


“As preocupações com a saúde mental são uma questão crítica: cerca de 14% dos adolescentes sofrem de distúrbios de saúde mental, mas estes permanecem em grande parte não detectados, tornando o suicídio a segunda principal causa de morte de adolescentes. TEDDY, Detector de Angústia Precoce Baseado em Texto para Jovens, auxilia professores e conselheiros na detecção precoce de problemas de saúde mental dos alunos. Quando um parágrafo é inserido em teddy-technovation.streamlit.app, o TEDDY usa IA para identificar frases que expressam sentimentos negativos ou mostram os padrões de linguagem esperados de indivíduos com depressão. Então, os alunos podem ser encaminhados a um conselheiro para apoio. Com o TEDDY, esperamos tornar o apoio à saúde mental mais acessível, menos estigmatizado e melhorar a vida dos alunos afetados.”


EQUIPES SÊNIOR

Meninas de 16 a 18 anos


CultureInTech, por Ichaka

Nigéria

“Ichaka é um aplicativo que promove a língua e cultura Igbo. Com guias como Cultura, Tradutor, Jogos, Aprendizagem de idiomas e Últimas notícias, os usuários podem aprender sobre a história do Igbo, traduzir textos do inglês para o Igbo, jogar e manter-se atualizado com as notícias do Igbo. O aplicativo educa os usuários e fornece a maior coleção digital de materiais culturais Igbo para ajudar os alunos Igbo com pesquisa. Ichaka é um desenvolvimento inovador na preservação e promoção da língua e cultura Igbo.”


Sinov, pela equipe Tecnas

Uzbequistão

“O Sinov é um Laboratório Virtual que resolve a falta de laboratórios e equipamentos. Fizemos uma pesquisa envolvendo 180 alunos e descobrimos que 59,1% dos alunos não tem acesso a laboratório, e na maioria dos casos, pode ser até inexistente. Portanto, muitos alunos não obtêm nenhum conhecimento prático da ciência. Podemos resolver esse problema usando nosso aplicativo que simula um laboratório científico do mundo real por meio de uma experiência de realidade virtual envolvente e permite que os alunos façam experimentos. É uma maneira econômica e segura de explorar a ciência!


SaFeeder, pela equipe SaFeeder

Espanha

“O nosso projeto dedica-se a ajudar a controlar a população de espécies invasoras, neste caso, o Periquito-monge (Myiopsitta monachus) na Espanha. Para isso, o SaFeeder utiliza uma câmera com Inteligência Artificial controlada por Arduino, que é colocada em um comedouro dentro do qual é armazenada uma ração esterilizante, esta identifica a espécie da ave empoleirada no comedouro e dependendo disso, uma porta controlada por cuidadores deixa a ração passar ou não.”


❤ Colorar, pela equipe Artisteam Brasil “O Colorar é um aplicativo desenvolvido para enfrentar a questão da violência contra a mulher, alinhando-se ao 5º ODS de igualdade de gênero. O aplicativo visa fornecer suporte abrangente e holístico às mulheres antes, durante e depois de denunciar a violência. Antes de relatar, a Colorar fornece conteúdo educacional e uma galeria de provas. Nela, os usuários podem acessar os canais de denúncia e receber apoio de advogados e assistentes sociais. Depois, o app oferece uma plataforma para as mulheres compartilharem suas experiências e se conectarem, além de uma loja onde podem vender produtos e serviços para promover a independência financeira.”


Forças do Futuro, pela equipe Projeto HeartScope

Canadá


“O projeto HeartScope se concentra no uso de sistemas de aprendizado de máquina para detectar cardiomegalia a partir de exames de raios-x. Cardiomegalia é uma condição cardíaca que pode levar a uma variedade de doenças cardíacas, bem como indicar uma doença existente. A base do Projeto HeartScope se concentra no uso de aprendizado de máquina, classificação binária e aprendizado de transferência para produzir uma saída de Verdadeiro ou Falso, dependendo da presença da condição nas varreduras de raios-X.

Além disso, este projeto inclui um componente de blog que visa educar e promover a conscientização do público em geral sobre a saúde do coração, doenças e como construir e manter hábitos saudáveis.”





594 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page