top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlice Rodrigues

CONHEÇA AS 10 EQUIPES BRASILEIRAS SEMIFINALISTAS

Atualizado: 11 de jul. de 2022

A primeira rodada de avaliações online dos apps foi concluída e o resultado das semifinalistas foi divulgado: Na categoria Sênior temos 115 equipes de 37 países, na categoria Júnior temos 77 equipes de 31 países e na nova categoria de participação Iniciantes, 45 equipes de 23 países avançaram para as semifinais. Destas, 10 equipes são Brasileiras. Todos os aplicativos foram entregues através da plataforma e passaram por juízes e juízas que se cadastram voluntariamente para avaliar as entregas. Essas pessoas passam por um treinamento e avaliam os projetos de forma aleatória, ou seja, um aplicativo do Brasil pode ter sido avaliado por pessoas do México, Índia, Espanha ou qualquer outro lugar que tenha voluntários inscritos.

Foram cerca de 1.700 apps entregues nessa temporada, desenvolvidos por 5.500 meninas em 61 países! Estamos muito orgulhosas de cada pessoa que participou do Technovation Girls este ano pois apesar dos enormes desafios, apareceram e trabalharam em prol de suas comunidades.

Vamos conhecer agora as 10 equipes brasileiras que avançaram na competição e agora concorrem a uma das vagas para a final.

Saiba mais sobre a estrutura de prêmios aqui.


CATEGORIA INICIANTES: Meninas de 8-12 anos

Bella Connected Ears | EQUIPE: Connected Girls Aplicativo para deficientes auditivos que auxilia em momentos de risco de vida quando estão sem aparelhos auditivos ou desatentos. Permite a gravação de som (sirene, buzina, alarme de incêndio, etc.), aciona um alerta em modo de vibração para reconhecer o som gravado. Essa ideia surgiu da história real contada por Isabella, que teve problemas quando estava sem os implantes, no hotel, e o alarme de incêndio disparou; e para Katarina, que não ouviu a sirene no trânsito. Ambas foram alertadas pelos pais - se elas estivessem sozinhas, usar o aplicativo BELLA EARS CONNECTED salvaria suas vidas! ALUNAS: Melissa Mel_Samantha Silva_Catarina da Rocha Ferreira_Katarina Silva MENTORES: Elisandra Aparecida Alves Silva_Pedro Calheiros_Vania Carvalho

ATIBAIA - SÃO PAULO

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando



CATEGORIA JÚNIOR: Meninas de 13-15 anos


EMÍLIA | EQUIPE: TEen Tech @app_emilia O projeto Emília busca ser um "complemento" para jovens analfabetos funcionais melhorarem suas habilidades de leitura e escrita. O aplicativo disponibiliza exercícios baseados no método fonético, para que os usuários possam testar continuamente o processo de ensino e aprendizagem. Contamos também com a participação do bot Emília, que será um suporte para os alunos. O aplicativo possui um sistema de login com e-mail e senha, para que apenas o próprio usuário possa acessar sua conta. Os exercícios são divididos em duas partes, com atividades sobre vogais e consoantes; para cada fase concluída, um novo avatar é desbloqueado.

ALUNAS: Cecilia Zanlorenssi Herold_Catarina Rossignolo_Alicia Ferrari_Ana Mascioli MENTORES: Priscila Alves_Erica Farabotti_Erica Daikawa_Bruno Dos Santos_Rafael Alves_Amanda Souza

São Carlos - São Paulo | Projeto Desenvolvido através da iniciativa “Technovation Summer School for Girls” realizada pelo GRACE - ICMC USP

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando


InsideOut | EQUIPE: Mindology Team @insideout.app Nosso aplicativo, Inside Out (nome que foi inspirado no filme), foi criado com foco em um dos objetivos globais, saúde e bem-estar. Como adolescentes, vivenciamos de perto as dificuldades mentais e emocionais da pandemia. Por isso, o app está criando uma forma de ajudar todos os adolescentes que passam por algum transtorno psicológico. Inside Out foi projetado visando 3 ferramentas. Em primeiro lugar, o "centro de ajuda", com o objetivo de informar. O segundo é o "abraço amigo", com a intuição da troca de experiências. O terceiro é um jogo interativo sobre autoconhecimento, “encontre-me”. Um app para "abraçar" todos os adolescentes que precisam de apoio!

ALUNAS: Gabriela Vasconcelos Antero_Isabella Rosa_Lorena Cavalcanti_Maria Júlia Vasconcelos_Milena Paz MENTORAS: Graziela Gonçalves_Mariana Oliveira_Andrea Maria N C Ribeiro

Recife - Pernambuco | Projeto apoiado pelo Coletivo Unicas - O Unicas é um coletivo de mulheres na Ciência e Tecnologia da Unicap

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando


Save Ocean | EQUIPE: Mindology Team Aplicativo que reúne pessoas em um mutirão de limpeza da praia com o objetivo de ajudar a resolver o problema do lixo que vai para o oceano e ameaça a vida na terra. Vivemos em uma ilha, então as praias são uma parte importante de nossas vidas. Vemos a quantidade de lixo produzido principalmente durante o verão na temporada turística. Aqui na Technovation, aprendemos sobre as metas de desenvolvimento sustentável e vimos que esse é um problema identificado nos ODS 13 e 14. Por isso, decidimos mobilizar outras pessoas como nós, que gostariam de preservar a natureza e o lugar onde vivemos.

ALUNAS: Cristine Gelinger_Micaela Previatti Mognon Kuhn_Briana Espinoza Cardenas_Maria Santos

MENTORAS: Ceres Dutra_Priscila Santana_Alline Goulart_Juliana Shiraiwa_Júlia Sena Florianópolis - Santa Catarina | Projeto apoiado pelo capítulo “Technovation Florianópolis”

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando


CATEGORIA SÊNIOR: Meninas de 16-18 anos


AUTIE | EQUIPE: MAIL @mail.s2 Autie é um aplicativo que visa a segurança e autonomia de autistas, principalmente mulheres. Considerando os altos e decorrentes índices de violência doméstica, e sabendo que as mulheres autistas são mais propensas a essas situações, desenvolvemos funções que visam auxiliá-las em seu dia a dia, como um alarme para que possam organizar suas tarefas de forma mais fácil, um espaço para pessoas com espectro autista conhecerem seus direitos e um espaço que chamamos de SOS, no qual a usuária que está em crise ou em situação de violência, pode pedir ajuda com mais facilidade.

ALUNAS: Aluana Cristine Silva_Isadora Vital_Leticia Pires Ribeiro_Anna Silva MENTORES: Vera Lucia da Silva_Marck Silva_Ingrid Miura_Danilo Junior

Suzano - São Paulo | Este projeto foi apoiado por voluntários da Oracle, empresa patrocinadora do Technovation no Brasil.

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando


ELLA | EQUIPE: ELLA Ella aborda a falta de apoio enfrentada por mulheres empreendedoras no Brasil e no mundo, conectando clientes a serviços, produtos e marcas pertencentes a mulheres. Além de ser um mercado prático, o aplicativo educa as usuárias sobre a importância de apoiar o empreendedorismo feminino e doa 20% de seu lucro para a Asplande, uma ONG que oferece aulas gratuitas de negócios e fornece capital SEED para aspirantes a empreendedoras de baixa renda. Em última análise, nosso objetivo é combater a desigualdade de gênero, acabando com o estigma de que as mulheres não são capazes o suficiente para serem empreendedoras. Ella: abraçando, educando, capacitando.

ALUNAS: Helena Fernandes_Carolina Chalom_Luiza Baginski MENTORA: Maria Carla de Menezes Machado

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando


Fashion Wiky | EQUIPE: Power Fast Girls @fashionwikyapp É um aplicativo desenvolvido para levar à reflexão e orientação sobre como consumir roupas com tecidos naturais ou produzidas, comercializadas, reutilizadas e descartadas de forma sustentável. Um aspecto do aplicativo é oferecer uma lista de tecidos junto com uma descrição de como sua produção afeta o meio ambiente. Além disso, há indicação de brechós e bazares online que permitem a circulação de roupas a preços acessíveis. Um quiz faz parte da metodologia de gamificação ativa para conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pela indústria da moda.

ALUNAS: Lara Fernanda Valentim_Gabrielle Ulisses_Ana Julia Jeronymo Fernandes_

Ana Beatriz Rocha Duarte MENTORES: Bruna Osti_Marcio de Sousa_Renata Maria Porto Vanni

Araraquara - São Paulo | Este projeto foi apoiado por voluntários da Oracle, empresa patrocinadora do Technovation no Brasil.

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando


Feelter | EQUIPE: Tech Girls Life @techgirlslifeteam Nos últimos anos é inegável que o percentual de pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes assolados por transtornos mentais e sociais, como ansiedade e depressão, está em constante crescimento no Brasil. Diante disso, acreditamos que o Feelter, o software responsável por analisar diariamente as emoções dos usuários e orientá-los corretamente, seja a chave para amenizar os altos índices. Nosso propósito ao desenvolver uma plataforma específica é construir uma sociedade mais consciente e saudável mentalmente. Assim, o aplicativo permite que os cidadãos desenvolvam a autoconsciência de seus sentimentos e, com a ajuda disponível, possam mitigar os efeitos negativos que vivenciam rotineiramente.

ALUNAS: Clara Deniz_Eliza Tavares_Aline Saurama_Ana Carolina Fonsêca_Beatriz Correa MENTORES: Victor Brito_Marcelo Guardino de Almeida

As alunas se conheceram através da plataforma e são de diversos locais do Brasil: Cuiabá, Mato Grosso ; São Gonçalo, Rio de Janeiro; Goiânia, Goiás; | Este projeto foi apoiado por voluntários da empresa Globant, parceira do Technovation no Brasil.

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando


Fluência Midiática | EQUIPE: MinasCoders Youth&Media Uma pesquisa do Stanford History Education Group descobriu que os jovens, chamados de "nativos digitais", podem ir e voltar do Facebook para o Twitter enquanto escrevem uma mensagem para um amigo. Mas quando se trata de avaliar as informações que circulam pelas redes sociais, eles são facilmente enganados. No Brasil, 67% dos jovens de 15 anos não sabem diferenciar fatos de opiniões. Assim, o problema consiste na vulnerabilidade do público jovem ao mundo cibernético e informacional, aliada à falta de habilidade para lidar com tais elementos de forma segura. O aplicativo Fluência Midiática reconhece que, devido ao grande número de jovens acessando as mídias digitais, o conceito de alfabetização precisou ser ampliado para acompanhar outra expansão: o universo informacional. Dessa forma, visamos oferecer educação midiática para jovens de 14 a 24 anos por meio da assimilação de conceitos e análise de conteúdos informativos - este pode ser alcançada por meio da interação com aulas de até 5 minutos, que trazem diversas atividades para que o público possa fixar o conteúdo de forma lúdica. Ao final de cada quiz, você pode ler um resumo do conteúdo visto.

ALUNAS: Lívia Rocha_Kethlen Martins MENTORAS: Victória Caroline Silva Rodrigues_Bianca Avelino_Sandra Rodrigues_Gláucia Braga e Silva

As alunas são de Vitória da Conquista, na Bahia, e do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |

Este projeto foi apoiado pelo MinasCoders: Programa de extensão da UFV que tem como objetivo aproximar a tecnologia do universo feminino.

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando


MentalMente | EQUIPE: QueenTech Fantásticas MentalMente é um aplicativo que visa ajudar jovens estudantes brasileiros e o público em geral a lidar com o estresse e a pressão do dia a dia, encontrando refúgio e apoio emocional, visando proporcionar uma experiência inovadora e uma imersão de autoconhecimento e evolução interior.

ALUNAS: Bianca Patrocínio Castro_Sarah Wyne Cardoso dos Santos_Sofia Fernandes Campos MENTORES: Cleverson Goulart_Camila Pessôa

São Carlos - São Paulo | Projeto Desenvolvido através da iniciativa “Technovation Summer School for Girls” realizada pelo GRACE - ICMC USP

Pitch Video: Entenda o Problema e a Solução desenvolvida

Demo Video: Veja o aplicativo funcionando




Confira a lista completa de equipes semifinalistas aqui - em inglês.


381 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page